quinta-feira, 13 de maio de 2010

DILETANTISMO ANTIEVOLUTIVO

"(ANTIEVOLUCIOLOGIA)

I. Conformática

Definologia. O diletantismo antievolutivo é a atitude de indiferença, ou mesmo esnobação, em relação às exigências evolutivas naturais e inevitáveis da vida humana.
Tematologia. Tema central nosográfico.
Etimologia. O termo diletantismo vem provavelmente do idioma Francês, dilettantisme, “profundo gosto pela música italiana; atitude do espírito que consiste em se interessar por qualquer coisa como amador”, derivado do idioma Italiano, dilettante, “que ama; que dá prazer; que cultiva alguma Arte, Ciência ou dedica-se a esporte por prazer, sem fins lucrativos; a quem falta experiência, perícia”, de dilettare, “dar prazer”, e este do idioma Latim, delectare, “atrair; afagar, deleitar; encantar; recrear”. Surgiu no Século XIX. O prefixo anti provém do idioma Grego, antí, “de encontro; contra; em oposição a”. Apareceu no Século XVI. O vocábulo evolutivo procede do idioma Francês, evolutif, de évolution, e este do idioma Latim, evolutio, “ação de percorrer, de desenrolar”. Surgiu em 1873.
Sinonimologia: 01. Diletantismo regressivo. 02. Diletantismo intrafísico. 03. Diletantismo vivencial. 04. Diletantismo materiológico. 05. Diletantismo filosófico. 06. Amadorismo. 07. Superficialidade pessoal. 08. Despriorização antievolutiva; irresponsabilidade. 09. Vida antievolutiva. 10. Vida irracional.
Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 5 cognatos derivados do vocábulo diletantismo: cinediletante; cinediletantismo; diletante; diletantista; diletantístico.
Neologia. As 3 expressões compostas diletantismo antievolutivo, diletantismo antievolutivo eventual e diletantismo antievolutivo sistemático são neologismos técnicos da Antievoluciologia.
Antonimologia: 01. Vida racional. 02. Vida operosa. 03. Vida evolutiva. 04. Priorização evolutiva. 05. Profissionalismo cosmoético. 06. Responsabilidade. 07. Autocomprometimento. 08. Cultura pessoal. 09. Erudição pessoal. 10. Polimatia.
Estrangeirismologia: a vida airada; a navegação sem rumo na Internet; o zapear ininterrupto pelos canais televisivos; o vaguear pelos corredores do Shopping Center.
Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à evolução consciencial.

II. Fatuística

Pensenologia: o holopensene pessoal da intrafisicalidade; os ociopensenes; a ociopensenidade; os paleopensenes; a paleopensenidade; os retropensenes; a retropensenidade; os patopensenes; a patopensenidade.
Fatologia: o diletantismo evolutivo; a atitude imatura ante a vida; a postura de amador perante a evolução consciencial; a preguiça de refletir; a ausência da focagem evolutiva; a busca exclusiva de facilidades de qualquer natureza; o hedonismo primário; o encanto com as realidades materiais; os caprichos antievolutivos; a fuga da vida racional; a saída para o acostamento evolutivo; as quimeras mentais; o subcérebro abdominal; o porão consciencial; a robéxis; o umbigão; a vida aceita como passatempo; o brincar de viver; o monopólio dos entretenimentos; o ludismo; a vida em Las Vegas; a jogatina desenfreada; os passatempos paroxísticos; o passar o tempo jogando no computador; o ato de empurrar com a barriga; a existência descomprometida; o ato de dirigir sem destino; o estacionamento na infância evolutiva; a antirrecin; os descompromissos intelectuais; a indiferença pessoal ante a verdade; a filodoxia; o monopólio da improvisação; a displicência como hábito; a falta do desconfiômetro pessoal; a subadultidade permanente; o desperdício do tempo intrafísico; o desperdício das companhias evolutivas; o desperdício das oportunidades evolutivas; a autossubmissão aos devaneios; a automelin; a minimelin; a megamelin; a melex.
Parafatologia: a ausência da inteligência evolutiva (IE); a falta da autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o desperdício das energias conscienciais (ECs); a imperícia parapsíquica; a falta do Curso Intermissivo (CI) pré-ressomático; a irresponsabilidade grupocármica como rotina; a interprisão grupocármica; a antitenepes; a antiproéxis.

III. Detalhismo

Principiologia: o princípio baratrosférico da frivolidade; o princípio do prazer.
Codigologia: a ausência do código pessoal de Cosmoética (CPC).
Tecnologia: a antitécnica de viver.
Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da autorganização.
Colegiologia: o Colégio Invisível dos Cosmoeticistas.
Efeitologia: o efeito patológico acumulativo da negligência.
Ciclologia: o ciclo incúria no verão–carência no inverno.
Crescendologia: o crescendo amador-profissional; o crescendo aprendiz-perito; o crescendo calouro-experiente; o crescendo curioso-especialista; o crescendo prático-teático; o crescendo diletante-cientista.
Trinomiologia: o trinômio patológico desmotivação-boavidismo-lazer.
Antagonismologia: o antagonismo intelectual autodidatismo / diletantismo.
Paradoxologia: o paradoxo consciência humana–autovivência subumana.
Politicologia: a asnocracia; a ludocracia; a vulgocracia.
Legislogia: a lei do menor esforço.
Filiologia: a fantasiofilia; a hedonofilia.
Sindromologia: a síndrome da mediocrização; a síndrome da dispersão consciencial.
Maniologia: a melomania; a riscomania; a ludomania.
Holotecologia: a cosmoeticoteca.
Interdisciplinologia: a Antievoluciologia; a Autassediologia; a Sociopatologia; a Desviologia; Auteganologia; a Perdologia; a Intrafisicologia; a Interprisiologia; a Holomaturologia;
a Cosmoeticologia; a Recexologia.

IV. Perfilologia

Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin comatosa evolutiva; a conscin eletronótica; a isca humana inconsciente; a conscin despreparada.
Masculinologia: o pré-serenão vulgar; o melomaníaco; o desô.
Femininologia: a pré-serenona vulgar; a melomaníaca; a desô.
Hominologia: o Homo sapiens incautus; o Homo sapiens vulgaris; o Homo sapiens acriticus; o Homo sapiens debilis; o Homo sapiens reptilianus; o Homo sapiens maniacus; o Homo sapiens polymatha.

V. Argumentologia

Exemplologia: diletantismo antievolutivo eventual = o do jovem na fase vivencial da adolescência com possibilidades de melhoria; diletantismo antievolutivo sistemático = o do adulto na fase vivencial da maturidade com menores possibilidades de melhoria.
Culturologia: a cultura inútil."

Enciclopédia da Conscienciologia

Nenhum comentário: