quinta-feira, 7 de abril de 2011

Tour pela Costa Doce - Tapes e Arambaré

        No dia 15 de janeiro, farto de ser visto pelas criancinhas como uma espécie de bom velhinho que distribui picoles na praia - se bem que com certas criancinhas isso não era nada mal -, resolvi tirar umas férias da minha profissão de férias: sim, sou filósofo e picolezeiro. Tomei um ônibus para Tapes na rodoviária de Osório. Pretendia passar por Tapes, Arambaré, São Lourenço do Sul, Pelotas e Rio Grande. Foi o que fiz, só me arrependendo depois de ter feito a primeira parada. Tapes é incrivelmente feia e cinzenta. Possui  alguns prédios históricos, mas todos mal preservados e pequenos. Só fotografei a igreja na frente da praça central - não lembro o nome de ambas, sou péssimo com nomes - e o camping União, o lugar mais bonito da cidade - e olha que não é lá essas coisas -, onde pretendia passar a noite. Felizmente não tinha mais barraca disponível e pude me mandar para Arambaré. Minha impressão de Tapes foi tão negativa e lamentei tanto por vinte reais jogados no lixo que a zanga do meu inconsciente tratou de apagar as poucas fotos da cidade, ainda que a consciência - sempre nos enganando - quis me fazer crer que a causa fosse minha imperícia com a recém adquirida Kodak 14megapixels. Arambaré foi o extremo oposto! Extremamente pequena, com só quatro bairros, essa cidadezinha conquistou meu coração. A começar pelo difícil acesso em estrada de chão batido que se estende por quilômetros. As plantações de arroz da região atraem muitos passarinhos que ficam pela estrada e adoram perigo, pois só batem em arrevoada quando o ônibus já está em suas colas: pardais, pombinhas-rola, anuns solitários, ticos-ticos ainda são comuns por lá, varios grupos de azulões e muitos cardeais - dos de cabeça vermelha tinha vários, mas tive a dádiva de ver um de cabeça amarela, raríssimo! Infelizmente a estrada será asfaltada, o que vai acabar com aquela áurea de paraíso-perdido que tanto me impressionou em Arambaré. Bom, pelo menos a sua pontezinha singela de uma única mão vai permanecer, juntamente com as filas de carros que esperam pacientemente a travessia de um trator ou carroça que vêm da direção contrária.






da ponte eu não esqueci o nome






       80% da população de Arambaré é composta por pessoas de Novo Hamburgo, o que me fez sentir em casa - sou hamburguense. Não é preciso falar, então, que lá está cheio de lindas "alemoazinhas" (sic) recatadas e de olhos azuis - que saudade que eu sentia delas depois de um mês em meio aquela beleza vulgar e trivial dos corpões bronzeados e padronizados da playboyzada de Tramandaí! O mesmo aconteceu com a música, depois de um mês tendo meus ouvidos mijados por funk e sertanejo da moda, adivinha o que eu ouço sair de uma casa?  Queen! Vocês sabem o que é ouvir a voz de um Fred Mercury depois de tanto tempo ouvindo, todo santo dia, a mesma coisa saindo de carros todos iguais com os mesmos bonecos-autômatos de óculos escuros, corpos sarados, caras de bad boy e cérebros de pinico? Quem já experimentou o que estou dizendo certamente faz uma boa idéia do sentimento que teremos no dia da salvação! Lembro-me que correram-me lágrimas naquele instante: We are the champions...
       Arambaré é conhecida como a cidade das figueiras, elas estão por toda parte, inclusive na beira da lagoa. Seu principal ponto turistico é a suposta maior figueira do Brasil, com uma copa com mais de cinquenta metros de largura.


Vai aprender a tirar foto


    Arambaré reinvindica para si, também, o título de melhor carnaval da Costa Doce, rivalizando com São Lourenço do Sul. Deve ser realmente muito bom, pois tive a oportunidade de conhecer o de São Lourenço em 2007 e ele é mesmo incrível, não só pelos desfiles das escolas, que não ficam nem um pouco atrás das escolas de Poa - donde pode se concluir que deixam as de São Leopoldo comendo poeira - como, e principalmente, pelos foliões que no intervalo dos desfiles invadem a passarela travestidos - é engraçadissimo! Pelo folder que recebi na prefeitura, Arambaré, que tem menos de 4000 habitantes ,chega a receber 30000 turistas no feriado de carnaval. 30000 turistas em quatro bairrinhos de algumas quadras cada, deve ser um fervo, imagine como fica a travessia na ponte João Goulart! Além da figueira gigante, três são os outros pontos turisticos da cidadela: um antigo engenho, um barquinho e uma plataforma. A próxima foto mostra a imensidão da cidade:



     O fundo da lagoa em Arambaré é cheia de mexilhões e algas, os quais é inevitável não pisar, não chega a machucar, mas é desagradável; esse é o único ponto negativo. Arambaré deixou-me saudades: tão pequena, tão singela, acolhedora, com boas pousadas com preços bem baixos. Fiquei três dias numa e paguei só setenta mangos, tinha ventilador, geladeira, fogão, televisão, cama de casal, churrasqueira e até vara de pescar! Mas o melhor de tudo é certamente as pessoas: discretas, humildes, educadas, de bom gosto... e branquinhas de olhos claros!

o antigo engenho
o barquinho e a plataforma





centro de Arambaré: "bombando"





Próximo parada: São Lourenço do Sul!




Nenhum comentário: